ELVIRA SOUZA LIMA - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL - EBOOK




ELVIRA SOUZA LIMA

Fundamentos da Educação Infantil: 
uma proposta curricular para a criança pequena 
(Viver a Infância Livro 1) 

 Kindle Edition ( ebook / livro digital)




FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL trata de dimensões básicas e fundamentais para a realização de uma educação para a infância. Este livro faz parte do conjunto de materiais que compõem VIVER A INFÂNCIA, uma abordagem para a educação na infância na escola, em casa e na comunidade, seja esta rural ou urbana.Viver a Infância aborda o desenvolvimento e aprendizagem da criança com uma proposta curricular que tem como eixos o desenvolvimento da função simbólica e o da imaginação, a cultura da infância e a diversidade da espécie. Como estrutura, o currículo é constituído do conhecimento, as atividades humanas para a apropriação do conhecimento e a organização do espaço e do tempo.

Em Viver a Infância, a autora utiliza os conhecimentos da neurociência, da antropologia, das artes, da psicologia e da história para propor aos adultos que cuidam e educam as crianças pequenas um olhar integrado da infância. Para os adultos que atuam nas escolas, da área da pedagogia, o livro oferece referências teóricas para desenhar o currículo, sendo este da responsabilidade e criação dos educadores e gestores.

O livro traz alguns temas relevantes que constituem o eixo principal para se pensar a educação da infância, em qualquer contexto, podendo ser utilizado por pessoas ou grupos interessados nas questões da educação infantil.

O livro tem um formato que pode ser adaptado para ser utilizado em cursos de formação inicial ou continuada de professores de educação infantil e de Fundamental 1. Pode ser utilizado como parte do currículo de licenciaturas e cursos que se ocupem da criança como objeto de estudo. São 6 capítulos, cada um com atividades complementares que contribuem para a formação do conceito de criança que integra as dimensões biológica e cultural da espécie humana.

Comentários

Postagens mais visitadas